sábado, 1 de janeiro de 2011

Reflexão e Balanço

SÁBADO, 1º DE JANEIRO DE 2011.

Fim das festas de Fim de Ano.

Saber aproveitar os momentos fazendo destes oportunidades para ganhar dinheiro não é mérito de todos e sim daqueles que têm visão.

Parabéns aos empresários que ofereceram serviço de primeira, com preparo e entregas de cestas natalinas e serviços simples, como exemplo, oferecimentos de pratos tradicionais do período: castanhas cozidas, rabanadas, lombos, pernis, panetones... tudo pronto faltando somente servir.

Para aqueles que perderam está oportunidade é hora de reflexão. Outros momentos virão e saber fazer acontecer é o que diferencia, dono de empresa, empresário e administrador.

É também hora de balanço. A empresa cumpriu ao que se propôs ao que propagou? Houve falhas ou tudo correu dentro das metas estabelecidas? Metas aqui não é só questão de atingir o faturamento previsto, mais também, o que tangê a satisfação dos clientes partindo do princípio que este se faz essencial no dia a dia, este é quem faz ou detona o nome da empresa.

Se tem conhecimento que empresa na pequena localidade de Baixa Grande, na baixada campista, aproveita as oportunidades, e, como não poderia deixar de ser, não perdeu esta. Oferecendo serviços e visando a satisfação do cliente e o limite do seu setor de produção soube o momento de disser "não", atendendo assim, com qualidade e satisfação, mostrou domínio e administração impecável.

Também se tem conhecimento de empresas conceituadas no mercado, localizadas em áreas nobres, que se perderam. Oferecendo os mesmos tipos de serviços não souberam a hora de parar, com isso não conseguiram cumprir ao que se propuseram deixando de atender pedidos realizados com antecedência e causando constrangimento e transtorno para aqueles que se preparam ou imaginaram ter uma "ceia" sem necessidade de ficar na cozinha...

O emaranhado que a falta dos pedidos não entregues ou entregues fora do prazo causaram são enumeráveis. Vai desde a geladeira não preparada para a emergência até as fisionomias "e agora!!!", passando pela falta de atenção na recepção merecida pelos convidados, por terem que se afastarem para improvisar.

Imprevistos acontecem. Mesmo sabendo que nada vai mudar o fato, aqui ficam dicas:
Uma ligação se desculpando faz a diferença (é o mínimo que o bom empresário pode fazer nestes casos);
se preparar melhor para as novas oportunidades;
colocar em foco: riscos, perdas e consequência de um mau planejamento.

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria que retrata a falta de responsabilidade das empresas fornecedoras de produtos de Natal. A minha família encomendou uma ceia e até a meia noite de 24 de dezembro ficamos telefonando para que a empresa cumprisse o trato, mas nada foi feito. Merecia ser enquadrada no Procon, já que distribuiu panfletos pela cidade oferecendo os produtos e, até o último instante, prometeu entregar.
    Parabéns para vocês deste blog.
    Eliane Dornelles

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