quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cursos de Panificação e Confeitaria


Alunos do curso de confeitaria
O Sindicato dos Panificadores de Campos em parceria com o SENAI está realizando Curso de qualificação em Confeitaria e Padaria.O curso que teve início no mês de abril será encerrado em outubro deste.
Os alunos, com pouca exceção, vêem se destacando e apresentando, segundo o instrutor Silva, um aproveitamento considerável.

Os alunos por sua vez comentam da necessidade deste curso na cidade.
Vanusa Dutra da Silva Viana conta que tentou se inscrever no ano passado, não conseguindo vaga deixou o nome na lista de espera. Quando recebeu a ligação informando da abertura do curso tentou negociar na firma em que trabalhava, um horário flexível, que desse para frequentar as aulas. Não sendo bem sucedida não pensou duas vezes optou pelo curso. Hoje está muito feliz. Um olheiro a indicou e hoje recebendo mais, fazendo o que gosta além de continuar frequentando as aulas é funcionária de uma empresa de representação de produtos para padaria e confeitaria. Vanusa é um sorriso só.
A história relatada mostra uma nova paleta, neste leque de opções, que o curso de panificação e confeitaria proporciona àqueles que querem abraçar o mercado de trabalho, também mostra a necessidade vivida com a falta de qualificação.
Diogo Anomal dos Santos, também aluno do curso de confeitaria diz estar gostando muito do curso e que já aprendeu muita coisa.
Na turma de aperfeiçoamento para padaria, Rogério de Souza Júnior, que concluiu o curso no início deste mês, fala do aproveitamento que teve com as aulas teóricas. Diz que apesar de atuar na área como prático não tinha parado para analisar sobre a importância da matemática na produção, diz também que os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas se tornaram fundamentais e já está aplicando e colhendo resultados.

O Rogério, sem citar nomes, diz que três colegas que com ele fez o curso já estão trabalhando embargado.
O curso vem fortalecer tese da necessidade de profissionais qualificados no setor conforme vem sendo título de matérias de vários veículo de comunicação como exemplo citamos: “Crescimento das padarias brasileiras esbarra na falta de mão de obra qualificada” - Empreendedor. “Padarias precisam de mão de obra qualificada” Panorama Brasil e mais recente, “Falta de qualificação faz sobrar vagas de trabalho em bares e restaurantes" Jornal Hoje.